PAULISTÃO: Show de Ronaldo e vantagem corintiana para o segundo jogo
O Corinthians, que já tinha a vantagem de jogar por dois empates para ser campeão paulista, ficou ainda mais perto do seu 26º título estadual. Jogando na Vila Belmiro, o Timão venceu o Santos por 3 a 1, com uma atuação brilhante de Ronaldo: dois gols, o segundo deles, uma pintura! Os corintianos só não serão campeões se forem goleados na partida de volta, marcada para o próximo domingo, no estádio do Pacaembu. O Peixe, para reverter a situação, precisará ganhar por três gols de diferença.CARIOCA: Botafogo e Flamengo empatam e decisão fica em aberto
Numa partida aberta e com muitas alternativas, Botafogo e Flamengo empataram por 2 a 2 na primeira partida da final do Campeonato Carioca. O Alvinegro saiu atrás do placar (gol de pênalti convertido por Juan), virou (gols de Juninho (de falta) e Reinaldo), mas o Rubro-Negro igualou o resultado no fim, depois que o zagueiro Emerson desviou a bola após um chute de Willians no gol de empate do time comandado por Cuca. Agora, as duas equipes voltam a se enfrentar no próximo domingo, dia 3 de maio, às 16h, no Maracanã. A equipe vencedora conquista o título, e caso haja novo empate, haverá decisão nos pênaltis.
MINEIRO: Cruzeiro "já é o campeão"
Supremacia, hegemonia, freguesia... chame do que quiser. O fato é que o Cruzeiro não perde para o Atlético-MG há 11 jogos. E, no primeiro jogo da final do Campeonato Mineiro, o time de Adilson Batista venceu por 5 a 0 e conseguiu inverter a vantagem para a partida decisiva, no domingo que vem. Com o resultado, a Raposa pode até perder por quatro gols de diferença que fica com o título. Ao Galo, resta devolver o saldo do primeiro embate (- acho "um pouco" difícil).
CATARINENSE: jogando em casa (no estádio Índio Condá), a Chapecoense derrotou o Avaí por 3 a 1 e inverteu vantagem que era do rival. O Leão agora precisa vencer o jogo de volta para levar a decisão estadual para a prorrogação.
PARANAENSE: o Coritiba se mantém vivo no Campeonato Paranaense. Em clássico emocionante, conseguiu vencer o Atlético-PR dentro de sua casa (Arena da Baixada) por 4 a 2, empatando com o rival na liderança do octogonal decisivo, com 14 pontos. Embora tenha perdido a chance de comemorar com uma rodada de antecipação, o time rubro-negro continua dependendo de si para levantar o caneco.
GOIANO: no primeiro jogo da final, o Atlético-GO saiu na frente, com gols de Robston e Jorge Henrique venceu o Goiás por 2 a 1 (Felipe - de pênalti - descontou). Para não amargar o terceiro vice-campeonato seguido, o Verdão precisa vencer. Por ter feito melhor campanha em toda a competição, o time esmeraldino tem a vantagem de empate em pontos e saldo de gols ao fim dos dois jogos.
BAIANO: após três anos, um Ba-Vi novamente na final do Campeonato Baiano. Melhor para os torcedores do Vitória, que viram o Rubro-Negro vencer o Bahia por 2 a 1 (Ramon-2 para o Leão e Reinaldo para o Bahia). Por ter feito melhor campanha, o Vitória joga a segunda partida podendo perder por um gol de diferença, para garantir o oitavo título nos últimos dez anos. Já o Bahia, precisa de dois gols de diferença para tirar a taça das mãos do maior rival.
CEARENSE: o Fortaleza saiu na frente na decisão. O Tricolor derrotou o Ceará por 2 a 1, no estádio Castelão, na primeira partida da final. O jogo foi marcado por um erro do árbitro Carlos Simon (o gaúcho deu um pênalti no atacante Edu Sales, do Alvinegro, que claramente caiu sozinho). Arlindo Maracanã cobrou e fez o gol. Wanderley e Guto balançaram as redes para o Leão. Com o resultado, o Tricolor pode empatar o próximo jogo que será o campeão. O Ceará só levará o troféu se vencer no tempo normal e na prorrogação. Empate na prorrogação leva a partida para os pênaltis.