sábado, 13 de junho de 2009

Vem aí a Copa das Confederações 2009

Trivela

A um ano da Copa do Mundo, os sul-africanos terão um aperitivo nos próximos dias, com a disputa da Copa das Confederações no país. A competição da Fifa, que reúne os campeões continentais e o campeão mundial, além dos anfitriões, terá em campo três dos favoritos ao título em 2010: Brasil, Itália e Espanha.

O resultado da Copa das Confederações pode até não ser um grande indicativo sobre o que acontecerá no Mundial - em todas as edições realizadas no ano anterior ao maior evento do futebol, nunca o campeão chegou à glória máxima. Quem esteve mais perto foi o Brasil, campeão da Copa das Confederações em 1997 e vice mundial em 1998.

De qualquer forma, a competição é válida como um teste interessante, não apenas dentro de campo, mas também fora dele. A África do Sul terá a oportunidade de verificar a que ponto anda sua organização para o Mundial. Verificar as falhas agora será importante para que elas sejam corrigidas nos próximos doze meses.

O torneio de 2009 reserva alguns duelos interessantes, como o reencontro entre Brasil e Itália após a vitória brasileira por 2 a 0 no amistoso de fevereiro. Será ainda a oportunidade para rever Bora Milutinovic, técnico com cinco Copas do Mundo no currículo, agora à frente do Iraque. Bora medirá forças com a África do Sul, de Joel Santana, que vai se afirmando depois de um início complicado.

E a Espanha, conseguirá ampliar sua invencibilidade de 32 jogos? Vicente del Bosque substituiu Luis Aragonés após o título da Eurocopa e acumulou dez vitórias consecutivas - feito inédito para um início de trabalho em qualquer seleção. Muitos dizem que a Furia é a melhor seleção do mundo na atualidade.

O grupo A não deve ser um grande teste para os espanhóis, mas a semifinal projeta um cruzamento de peso contra Brasil ou Itália. É para não desgrudar os olhos da televisão.


A Copa das Confederações é um torneio meio sem identidade, que tem cara de amistoso, mas é tratado com seriedade pela Fifa. O histórico de recusas de convites e de seleções que entraram em campo desfiguradas é extenso. A ponto de o pedido de Ronaldo para não participar do evento é algo até pouco relevante. Criada – adivinha – como uma copa amistosa patrocinada pela família real saudita, a Copa das Confederações nunca conseguiu efetivamente sair desse estágio.

Todos os Campeões:

1992 - Argentina
1995 - Dinamarca
1997 - BRASIL
1999 - México
2001 - França
2003 - França
2005 - BRASIL

1 Comentário:

JORGE CLAN disse...

Fala Victor estou procurando blogs para troca de link, já troquei meu link com o Plano tatico, Blog do Carlão, Fala torcedor, SPFC Pedia, e gostaria de trocar meu link com você, meu blog em pouco mais e 5 meses, já está com mais de 111 mil acessos, lá em meu blog não entra link de nenhum blog de famoso.

Postar um comentário

Agradecemos desde já sua opinião.

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO