terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Quem foram os melhores?

.
.
Entrando na onda do “Esporte Espetacular” resolvi fazer uma enquete, com uma lista de jogadores que se consagraram com belíssimas carreiras (um para cada setor de campo). Goleiros que foram responsáveis diretos em conquistas de Copas do Mundo para seus países, a eterna rixa para ver quem foi o melhor de todos os tempos, etc.
-
GOLEIRO
Buffon x Taffarel: ambos foram responsáveis diretos nas conquistas de suas seleções em Copas do Mundo. O primeiro presa por uma técnica surreal em suas defesas, já o segundo, faz justamente o contrário, uma vez que é lembrado por todos de seu modo simples mas muito eficiente de defender (além de ser um excelente defensor de penal).
-
LATERAL DIREITO
.
Cafu x Djalma Santos: jogadores de duas gerações destintas. Cafu ganhou tudo que um atleta almeja, porém nunca foi brilhante. Djalma também conquistou o principal (a Copa do Mundo) e, para uma época em que lateral "era zagueiro", foi genial.
-
ZAGUEIRO
Figueroa x Gamarra: ambos zagueiros sul americanos que fizeram história no Brasil. O primeiro era uma verdadeira pedreira (difícil quem passasse por ele), já o segundo presava pela técnica em campo, fazia poucas faltas e roubava muitas bolas.
-
LATERAL ESQUERDO
Nilton Santos x Roberto Carlos: Nilton Santos também viveu na época em que zagueiro "era lateral", porém, foi o precursor em arriscar subidas ao ataque através da lateral do campo. Era chamado de "A Enciclopédia" por causa dos conhecimentos sobre o futebol. Roberto Carlos foi e é uma das maiores estrelas do futebol atual, sua canhota se confunde com um canhão (a ponto de entorta uma trave com um chute), não era um lateral completo (pois apesar de marcar bem certas vezes falhava no setor defensivo), mas compensava com suas subidas para o ataque.
.
VOLANTE
Cruijff x Falcão: Cruijff, simplesmente o jogador mais versátil da história (atuava desde a lateral direita até a ponta esquerda), um jogador revolucionário, tático, ofensivo, coletivo, vistoso e eficiente, inspirou muitos jogadores e treinadores a partir de suas extraordinárias atuações no Ajax e, principalmente na seleção da Holanda, durante a Copa do Mundo de 1974. Se, atualmente, há no futebol jogadores polivalentes que podem atuar sem posição fixa no campo, sem prejuízo de suas atuações individuais, muito se deve a este genial craque. Já Falcão era, tecnicamente, um volante, mas jogava avançado e assim marcou muitos gols. Tinha uma técnica absurda, seus passes, chutes e lances de efeito, sempre geniais, eram suas marcas registradas.
.
MEIA ARMADOR / MEIA ATACANTE
Platini x Zidane: Platini foi ídolo de uma geração, cobrava falta com uma perfeição estrondosa, foi um dos maiores jogadores da história do futebol mundial sem dúvidas. Zinédine Zidane, dói para os brasileiros ouvir este nome, principalmente depois de sua excepcional Copa de 98, levando o caneco para a França. Era daqueles jogadores que "resolvia a parada" em um metro quadrado, ou seja, não era de arrancadas em uma explosão absurda, mas sim, de assistências e finalizações em espaços curtos.
.
MEIA ATACANTE / SEGUNDO ATACANTE
Maradona x Pelé: Eterna discussão de quem foi o melhor de todos os tempos. Não preciso dizer nada sobre o futebol desses "ET's".



.
ATACANTE
Romário x Ronaldo: Romário, maior jogador de todos os tempos dentro da grande área, seu faro de gol foi sem sombra de dúvida sempre genial. Ronaldo, arranque e explosão inacreditáveis, além de possuir a finalização de um verdadeiro artilheiro (não é a toa que é o maior em Copas do Mundo).
-
Minhas Escolhas (em negrito):
.
GOLEIRO
Buffon x Taffarel: foi mais goleiro, simplismente porque Taffarel defendia maravilhosamente bem o "possível", Buffon não, Buffon defendia e defende o "impossível" maravilhosamente bem.
.
LATERAL DIREITO
Cafu x Djalma Santos: obviamente não acompanhei a época em que era jogador, mas por todos os relatos que vi e ouvi, tenho certeza de que se trata não apenas de o melhor lateral direito nessa comparação, mas também como o de todos os tempos.

.
ZAGUEIRO
Figueroa x Gamarra: Figueroa foi o melhor zagueiro da história do futebol, sem mais.
.
LATERAL ESQUERDO
Nilton Santos x Roberto Carlos: a mesma resposta que fiz para justificar a escolha pelo o Djalma, caberia para responder a esta questão.

.
VOLANTE
Cruijff x Falcão: pelo "conjunto da obra".

.
MEIA ARMADOR / MEIA ATACANTE
Platini x Zidane: muito mais decisivo e importante.

.
MEIA ATACANTE / SEGUNDO ATACANTE
Maradona x Pelé: "prefiro não comentar."

.
ATACANTE
Romário x Ronaldo: eu sei que o objetivo principal do futebol é fazer gols, porém, futebol é um jogo coletivo. Romário marcava gols em próu de si mesmo, já Ronaldo, jogava com a equipe, mas também marcava gols (2 em especial me fizeram quase quebrar o pé, mas também comemorar muito em 2002).

.
É isso, vote em seus favoritos na enquete, ou em empate, caso não tenha uma opinião formada.

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Agradecemos desde já sua opinião.

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO