quarta-feira, 25 de março de 2009

A questão do Brasileirão antes de 1971

por Lédio Carmona

Está longe de ser uma preocupação que tenho. E entendo que os dirigentes de Bahia, Botafogo, Palmeiras, Fluminense, Santos e Cruzeiro devem ter coisas mais urgentes a tratar e resolver. Mas ao mesmo tempo considero legítimo a decisão de encaminhar um dossiê à CBF para que sejam reconhecidos os títulos nacionais (Taça Brasil, entre 1959 a 1968) e Taça de Prata (1967 a 1970). O pleito não é um absurdo. Longe disso. É genuíno e deveria ao menos ser considerado pela CBF. Só espero que não se torne mais um foco de desavenças entre a amadora cartologem nacional. Mas…

Sou a favor que a CBF reconheça os títulos da Taça Brasil e da Taça de Prata como títulos importantes. E eram. Vc não pode ignorar seis títulos do Santos de Pelé. Não pode esquecer da conquista do Bahia, em 1959. Não pode fingir que Tostão não ganhou um título importante para o Cruzeiro em 1966. Foram eventos valiosos. Mas… Mas… Mas…

A Taça de Prata foi a semente de um fruto que nasceu em 1971. Já a Taça Brasil, o embrião de um competição que surgiu bem depois, a Copa do Brasil, em 1989.

A Taça Brasil, disputada entre 1959 e 1968, era disputada por equipes de todo Brasil em jogos eliminatórios.

A Copa do Brasil é sua cópia, descarada e muito bem feita. Assim sendo, eu avalio que, se é para reconhecer oficialmente esses campeões, eles deveriam entrar na relação dos vencedores da Copa do Brasil.

Já a Taça de Prata, ou Robertão, foi, sim, o primeiro modelo de Campeonato Brasileiro, disputado entre 1967 e 1970, com dois títulos do Palmeiras, um do Santos e outro do Fluminense, de Mickey. Tinha regulamento, tabelo, adversários se cruzando… Então, eu acho justo serem reconhecidos pela CBF como legítimos campeões brasileiros.

E, repito, os ganhadores da Taça Brasil seriam legítimos campeões da atual Copa do Brasil.

Sei que vou levar porrada, mas paciência. É a minha opinião. Não vou fazer média.

Mas, sinceramente, eu acho justo esse critério.

Todos seriam reconhecidos. Cada um dentro do seu cada um.

E a história do futebol ficaria ainda mais rica e agradecida.

por Victor Matheus Petry Hoffmann

Respeito a opinião do Lédio, porém acho que a Taça Brasil também deveria ser reconhecida como Campeonato Brasileiro, pois mesmo tendo um regulamento ruim, era o principal campeonato do Brasil na época.
.
Abaixo, um gráfico de como ficaria o quadro de Campeões Brasileiros, caso esses títulos venham a ser reconhecidos:


* Clique na imagem para ampliar

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Agradecemos desde já sua opinião.

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO