domingo, 29 de março de 2009

A casa caiu

Boa geração de Portugal pode ficar de fora da Copa de 2010. E isso pode ser muito pior do que se imagina...


Quaresma, Simão, João Moutinho, Cristiano Ronaldo, Ricardo Carvalho, Ricardo, Danny, Nani, Hugo Almeida, Nuno Gomes... a lista de bons nomes na seleção de Portugal pode ser ainda maior, se o autor dessa coluna fosse mais carismático e menos exigente. Mesmo assim, nota-se que que o elenco dos Tugas é bom, de um talento inestimável. Mesmo assim, as chances de Portugal ir pra Copa de 2010 são delicadas e a catástrofe pode ser bem maior do que o imaginável.

Vamos aos fatos que definem todo esse caso preocupante. O primeiro é o retrocesso pós sucesso de Felipão. Sob comando do xerifão, a seleção das Quinas foi vice da Euro 2004, quarto na Copa de 2006 e parou nas quartas de finais na Euro 2008. Isso sem falar em três vitórias contra o Brasil em três amistosos e vários bons resultados na sua caminhada. Já sob o comando de Carlos Queiroz, Portugal nem sequer vem tendo sucesso nas Eliminatórias pra Copa, isso sem falar nos insucessos em amistosos, como a derrota pesada por 6x2, contra o Brasil.

Depois, é a culpa que recai sobre o mesmo Carlos Queiroz. Sem convencer, o ex-auxiliar de Ferguson no Manchester United não consegue um padrão tático para a equipe. Não sabe, por exemplo, qual a dupla de zaga, ou então os goleiros que representarão a seleção. Também não tem nomes definidos para o ataque e não sabe quem é titular ou reserva no meio campo. Esse fator, principalmente, tem sido crucial para os mals resultados do país.

Portugal tem 6 pontos, uma vitória, três empater e uma derrota. Venceu Malta por 4x0, empatou com Suecia, Albania e Hungria e conseguiu a proeza de perder pra Dinamarca de 3x2, de virada, em casa. Com um jogo a menos, a Dinamarca tem 10 pontos, é lider do grupo e tem tudo pra ir pra Copa. A Hungria, vice-lider, tem a mesma pontuação, mas um jogo a mais. Ou seja, a situação dos Tugas é complicada e qualquer passo em falso minam as chances ir pra Copa.

Porém, a tangente que pouca gente tem comentado, mas é uma das maiores preocupações, é a geração de jogadores que está prestes a ser substituida. Com os nomes já supracitados, a obrigação da equipe é ir longe na África. Isso sem falar que, apesar dos nomes jovens, outros já estão envelhecidos e carecem de renovação. Os goleiros mesmo já começaram esse processo, com Quim e Ricardo ausentes nas convocações. Os nomes da vez são Beto e Eduardo (do Leixões e Braga, respectivamente). Porém, a preocupação em certos setores é tamanha.

Na lateral esquerda mesmo, apesar de ter Caneira, Paulo Ferreira é o nome improvisado há tempos. Miguel está velho e tem sido substituido por Bosingwa. Ricardo Carvalho e Pepe já estão caindo no mesmo processo, sendo constantemente rodados com Rolando e Bruno Alves. No ataque, Nuno Gomes já tem uma certa idade e vem sendo testada a possibilidade de Hugo Almeida ou Djaló entrarem no lugar. O que preocupa, e muito, os torcedores, é o tamanho do impacto nessas mudanças. É bom lembrar, que depois que Figo e Pauleta saíram, a seleção não se encaixou mais...

Respirar e seguir




Antes da rodada, a situação da França não era das melhores. Os Bleus estavam em quarto, com 4 pontos, um jogo a menos e muito distante da fase que dava acesso a repescagem. A corda no pescoço de Domenech já estava apertando e a bomba muito próxima de explodir. Agora, ao menos um suspiro o time deu. As chances aumentaram e só um desastre tira a França da Copa de 2010.

Jogando em Kaunas, a equipe comandada pelo mítico Domenech conseguiu um sofrido 1xo contra a seleção da casa, a Lituânia. O gol de Ribéry foi fruto de uma pressão intensiva imposta pela equipe e que só não teve ainda mais frutos por pura falta de sorte. Segundo Henry, a França "não jogava assim, se impondo, há tempos" e que só agora encaixou um "padrão tático". Resta saber até onde esse gás dura.

Mesmo assim, podemos ver otimismo na cara dos franceses. Afinal, a equipe tem 5 pontos a menos que a líder Sérvia, mas tem um jogo a menos, enfrenta a mesma Lituânia em casa, e, se vencer, já alcança a segunda posição do grupo, o que, em tese, já daria um lugar na repescagem, contra uma outra seleção Européia.

Motivos e fatores para ir pra Copa a França tem. Depois desse resultado, otimismo e felicidade não faltam. Agora, só resta encaixar, colocar a cabeça no lugar e seguir o caminho. Quanto ao resto, sabemos que os franceses já são acostumados com um certo sofrimento mesmo.

Os outros grupos e os amistosos

- Pelo grupo 2, briga interessante entre Grécia, Suiça e Israel. A Grécia conseguiu um importante resultado empatando com os israelitas. E a Suiça ainda sente a derrota pra Luxemburgo lá no inicio.

- No Grupo 3, a Irlanda do Norte vem sendo surpresa. Bateu a Polonia em casa e é lider. Porém, com dois jogos a mais, complica. Eslováquia e Republica Checa agradecem.

- A Alemanha caminha a passos largos pra ir para a Africa. Depois da facil vitória sobre Liechstein, o que interessa mesmo é se preocupar com os russos.

- A Espanha está no paraíso. Depois de vencer os turcos em casa por 1x0, a viagem para Istambul será mais tranquila. Já temos um favorito pra levar a Taça do Mundo?

- O Grupo 6 folgou. Mas ao que tudo indica, a Inglaterra volta pras competições importantes em 2010.

- A Italia é outra que vai se encaminhando para a África. Após bater Montenegro, a Squadra Azzurra manteve a vantagem para a Irlanda. Alias, olho nos homens de verde.

- No unico grupo com 5 seleções, a Holanda bateu a Escócia e já se prepara para convocar a seleção que vai à Africa do Sul no ano que vem..

- A Noruega enfrentou a Africa do Sul em amistoso. Tomou 2x1 para os comandados de Joel Santana. No outro amistoso da noite, Inglaterra 4x0 Eslováquia.




Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Agradecemos desde já sua opinião.

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO